Tornar o ambiente educativo um espaço para todos, favorecendo as diversidades e acolhendo as diferenças, faz parte do dia a dia da Escola Padre Arrupe. Por meio da Sala de Atendimento Educacional Especializado, a instituição de ensino da Rede Jesuíta de Educação (RJE) promove a educação inclusiva com atividades que contam, inclusive, com o apoio da tecnologia no processo de aprendizado.

O termo tecnologia assistiva é o nome dado ao conjunto de recursos aplicados para facilitar a aprendizagem, como o uso de computadores e tablets nos exercícios realizados nas salas de aula. Ciente disso dos benefícios desse tipo de prática, a Escola Padre Arrupe proporciona aos pequenos estudantes atividades que utilizam a interatividade digital no processo pedagógico, contemplando a formação integral de nossos alunos de forma justa e inovadora através dos princípios Projeto Educativo Comum (PEC) da RJE.

Para a psicóloga e responsável pela inclusão educacional da Escola Padre Arrupe, Ijaiza Marques, “os alunos com necessidades educacionais especiais geralmente apresentam resistência em realizar atividades pedagógicas, e o professor, fazendo uso das tecnologias em sala de aula, pode alcançar resultados positivos, pois os alunos tornam-se mais receptivos ao aprendizado. A escola adota o uso das tecnologias para estimular várias áreas do desenvolvimento, promover o aprendizado coletivo e adequar o conteúdo às necessidades de cada um”.