O ano de 2020 trouxe consigo muitos desafios e reflexões, fazendo com que voltássemos ao próximo com olhar de cuidado e empatia. Seguindo esse pensamento, a Escola Padre Arrupe desenvolveu uma proposta inovadora para encerrar o ano letivo, com um evento que acolheu estudantes e familiares em uma experiência repleta de afeto: a Affection journey – Jornada da afetividade. O encontro – que foi batizado em língua inglesa em alusão ao Programa Bilíngue, implementado em 2018 e que faz parte do cotidiano da Escola – reuniu a comunidade educativa de 02 a 04 de dezembro e convidou todos os presentes a conhecer os novos espaços de ensino, além de participarem de atividades especiais, montadas pelos professores de cada série, em exposições que reuniram as atividades realizadas pelos alunos ao longo do período em que as aulas foram realizadas de maneira remota.

Para realizar a Affection journey – Jornada da afetividade, que contou com a participação de todas as turmas, do Infantil I ao 4º ano do Ensino Fundamental, a Escola dividiu o evento em três datas, com o objetivo de seguir todos os protocolos orientados pelas entidades sanitárias em relação à prevenção da COVID-19, priorizando a segurança e a saúde da comunidade educativa. Para isso, alunos, familiares e educadores utilizaram máscara de proteção facial, realizaram medição de temperatura corporal e higienizaram as mãos com álcool em gel, que foi disponibilizado na entrada. Por conta do distanciamento social, as famílias foram convidadas a percorrer stands individualmente.

Segundo a coordenadora pedagógica, Danieli Trigueiro, a iniciativa surgiu do desejo dos educadores e dos estudantes se reencontrarem após meses de aulas sendo realizadas de maneira remota. “A Jornada da afetividade partiu da vontade dos professores e dos alunos de terem um momento em que fosse possível olhar nos olhos, ouvir a voz, sentir a alegria do encontro e minimizar a saudade, considerando que estamos há nove meses sem um contato presencial e, agora, finalizaremos o ano letivo. Nossas crianças puderam explorar os novos  espaços da escola, interagir e receber um chocotone com um suco no final do percurso. Os professores animaram o evento, cantaram, tocaram violão e tiveram a companhia do aluno do 4º ano, Rúben Matos, que acompanhou as músicas com o cajon. Todos acolheram com muito carinho e alegria as famílias”, explicou Danieli.

Um 2020 repleto de desafios, mas também de fortalecimento

As adversidades no período de pandemia foram muitas, como conta a diretora geral da Escola Padre Arrupe, Dalva Rocha. A distância, os novos métodos de ensino, o apoio das ferramentas tecnológicas, a assistências às famílias, entre outros, foram alguns dos muitos fatores que fizeram de 2020 um ano repleto de contratempos, mas que também fez crescer a união entre todos. “Foram muitos desafios, dentre eles, destaco a dificuldade em manter o processo educativo dos nossos alunos, considerando o contexto de vulnerabilidade social das nossas famílias. A relação com a comunidade educativa foi bem desafiadora, porque estávamos em contato exclusivamente no presencial. Com a pandemia, tivemos que nos reinventar e adequar nosso trabalho aos novos modos de interagir. Nesse cenário, tivemos um forte engajamento da equipe pedagógica, e os professores assumiram o trabalho com muito compromisso e dedicação. O resultado superou as nossas expectativas e sairemos de 2020 mais fortalecidos”, destacou.