A Escola Padre Arrupe encontrou uma solução criativa para que a comunidade educativa pudesse participar das festas juninas, mesmo estando em isolamento social por conta da pandemia do coronavírus. Na última sexta-feira (26/6), os alunos da instituição de ensino da Rede Jesuíta de Educação participaram do “Arraiá virtual do Arrupe”, que acolheu estudantes da Educação Infantil ao 4º Ano do Ensino Fundamental por meio de fotos e vídeos compartilhados via grupos no aplicativo WhatsApp.

A atividade teve bom engajamento junto às famílias, que partilharam seus registros com a comunidade educativa, valorizando as relações sociais – mesmo que à distância – e as manifestações culturais típicas das festas juninas. De acordo com a diretora da Escola Padre Arrupe, Dalva Rocha, a instituição vem buscando alternativas para suprir a suspensão das aulas presenciais durante o período, procurando contemplar todas as famílias da melhor maneira possível.  “O momento de isolamento social tem sido desafiador para todos nós e, em especial, para nossas crianças. Criança é movimento, é alegria, é agitação. A escola tem buscado levar aos alunos atividades lúdicas objetivando uma aprendizagem significativa e descontraída. A nossa festa junina sempre foi um momento muito esperado por todos, pois já é tradição entre as famílias. Neste ano, por conta da pandemia, a equipe pedagógica desenvolveu essa atividade diferenciada, que contou com boa participação das famílias, todas em suas casas, mas unidas como uma só comunidade educativa”, enalteceu Dalva.

O “Arraiá virtual do Arrupe” contou com atividades diferenciadas entre as turmas, em uma verdadeira festa cultural na web: as crianças da Educação Infantil montaram a mesa e as bandeirolas para divertir o arraial; os alunos do 1º ano realizaram brincadeiras e danças típicas juninas, para inserir as crianças junto aos costumes da data. Os estudantes do 2º e 4º anos partilharam da tradicional receita de cuscuz quarenta, prato típico no Piauí. Já as turmas do 3º ano colocaram em prática uma deliciosa receita de pipoca doce. Todas as atividades contaram com o auxílio dos familiares, que se engajaram na proposta educativa, trazendo ainda mais alegria às festividades.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola, Danieli Trigueiro, o aplicativo WhatsApp se mostrou a solução mais viável frente à realidade da comunidade educativa e vem sendo uma ferramenta positiva na comunicação. “Fizemos um levantamento e constatamos que um percentual muito alto das famílias não poderia participar das aulas virtuais por meio das plataformas digitais que a escola dispõe, por não terem acesso às ferramentas necessárias para esse fim. Identificamos que o WhatsApp possibilitaria esse contato mais próximo e que, a mediação dos professores através do aplicativo, ajudaria os pais e responsáveis a conduzirem da melhor forma o processo formativo das nossas crianças. Hoje, estamos com um percentual de 95% das famílias comprometidas e participativas nesse movimento de novas aprendizagens, e estamos colhendo bons frutos dessa relação de confiança e carinho que estabelecemos, nos ajuda no cumprimento da nossa missão”, frisou.