No dia 16 de abril de 2003, a Escola Padre Arrupe abria as portas para receber seus primeiros estudantes. Para celebrar a data, no último sábado (14/4), foi promovido um dia comemorativo aos 15 anos da instituição de ensino jesuíta.

Na ocasião, alunos, ex-alunos, familiares, representantes da comunidade, colaboradores e ex-colaboradores, como as professoras Jesus Sampaio e Silvia Valéria – primeiras diretoras da Escola – se reuniram no ginásio para a missa em ação de graças. A atual Diretora Geral, Dalva Soares, ressaltou o compromisso de “continuar atendendo na formação das crianças e suas famílias por mais muitos anos”. Após este primeiro momento, os presentes se deliciaram com um lanche compartilhado.

Foram muitas homenagens e histórias compartilhadas. Na oportunidade, o fundador da instituição, Pe. Andrade José da Silva, comentou sua percepção das mudanças nos últimos 15 anos. “Vejo a escola como um processo de construção contínua. Passamos pela etapa inicial e, agora, estamos na fase do aperfeiçoamento. Quando olho para o passado e vejo o nosso público, sinto uma satisfação imensa.  Inicialmente, tudo era muito pequeno, mas sempre tivemos o objetivo de torná-la uma escola de referência. Hoje, podemos dizer que estamos conquistando nosso objetivo”, afirmou o jesuíta.

A educação dos seguimentos iniciais é de grande importância para a Companhia de Jesus, pois é neste momento que as crianças começam a ver o mundo, compreender as situações, as pessoas e a elas mesmas, possibilitando a construção de uma sociedade futura mais justa e mais humanizada. “Na educação infantil há um universo de pessoas envolvidas na criação do futuro que está acontecendo. Podemos acreditar em uma sociedade pautada pela verdade, por uma sociedade democrática. Um bom trabalho com essas crianças é a firmação de um mundo melhor”, destacou o Diretor Corporativo da instituição, Pe. Vicente Zorzo.

A presença da família e a dedicação dos colaboradores são fundamentais para o alcance deste objetivo. “São 15 anos de escola para minha família também. Meu primeiro filho estudou aqui e agora o mais novo também estuda. Posso dizer que aprendi tanto com a vivencia aqui quanto meus filhos. Todo dia é um dia novo”, finaliza Geane da Silva, uma das mães presentes no encontro.

As comemorações continuam nesta segunda (16/4), data de inauguração, quando serão realizadas atividades de acolhida com os alunos e colaboradores antes do início das aulas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Diocesano