Neste momento no qual atravessamos uma situação grave de pandemia, poderia alguém ser agradecido? As notícias diárias nos deixam sensibilizados com o sofrimento de pessoas por todo o mundo, mas, na verdade, ao falarmos de pandemia e gratidão,  devemos saber que uma coisa está ligada à outra.

O ser agradecido, a alegria e o louvor podem se fazer presentes, mesmo em meio a uma crise mundial como a que estamos vivendo hoje. De acordo com o dicionário, a palavra gratidão significa a qualidade de quem é grato, é o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor e etc.

De acordo com o Assistente Espiritual da Escola Padre Arrupe, Pe. Andrade, SJ, todos os dias experimentamos a presença de gratidão em nossas vidas. Quando acordamos pela manhã, já respondemos a Deus com o nosso obrigado pelo novo dia. Somos gratos pelo trato e gestos que recebemos das pessoas, que nos chegam na forma de carinho, afeto, amor e atenção. A gratidão é, pois, o reconhecimento de todas as formas de bondade que recebemos e que transmitimos. Nossas vidas são moldadas por aqueles gestos de gratidão dos que nos amam ou nos amaram e pelos gestos do amor que transmitimos aos outros. Portanto, a gratidão é o fazer o bem, é ser o bem, sem olhar a quem. Jesus, nos evangelhos, recomenda aos seus discípulos e a nós: “dai de graça, o que de graça recebestes”. Neste sentido, podemos dizer: a gratidão que recebemos, mas que também a damos é a nossa maior riqueza. É dadiva de Deus.

Texto de Ijaiza Maria Benvindo da Paz (Psicóloga) e de

Pe. Andrade, SJ (Assistente Espiritual)