De acordo com o dicionário, num sentido figurado, resiliência é capacidade de se recobrar facilmente, se adaptando à má sorte ou às mudanças. Sendo assim, ser resiliente significa ter capacidade de se recompor ou de se adequar facilmente frente a situações adversas.

Em tempos de crise, ser resiliente é mais que sobreviver, é conseguir passar pela situação que está vivendo e aprender no dia a dia, mas se recuperando do ocorrido e retomando aos poucos a rotina, deixando para trás tudo aquilo que não mais importa, aprendendo a crescer a cada vez e, consequentemente, saindo fortalecido da crise.

Portanto, ser resiliente consiste em ter habilidade para lidar com os próprios problemas, superar momentos difíceis e situações adversas, como a que estamos vivendo atualmente, neste período de pandemia. Assim, como o mínimo de perdas ou sofrimento, não comprometer a capacidade de tomada de decisão, do bom senso e do equilíbrio na condução das ações, de forma serena e assertiva, ultrapassando os mais variados obstáculos.

Texto escrito pela psicóloga da Escola Padre Arrupe, Ijaíza Marques