Inserida na realidade do bairro Portal da Alegria e ciente do momento delicado que a pandemia do coronavírus traz à sociedade, a Escola Padre Arrupe mobilizou suas equipes e, em um gesto de solidariedade, doou cestas básicas a 380 famílias que integram a comunidade educativa. Segundo estimativa do setor de Serviço Social da instituição de ensino da Rede Jesuíta de Educação, a iniciativa, realizada ao longo da quinta e sexta-feira (02 e 03 de abril), contemplará aproximadamente 1.140 pessoas, entre estudantes e seus familiares.

Segundo a Diretora Geral da Escola Padre Arrupe, Dalva Rocha, a iniciativa vai ao encontro de ações que o Poder Municipal de Teresina e o Ministério Público do Piauí tiveram, de auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social em meio à pandemia do coronavírus. As cestas são compostas por itens essenciais ao dia a dia, como arroz, feijão, macarrão, leite, entre outros. “Ao saberem da iniciativa dos órgãos públicos, algumas famílias procuraram a Escola para saber se iríamos realizar a distribuição de cestas básicas. Por meio da equipe do Serviço Social, fizemos uma filtragem, tendo como critério principal a renda familiar, apoiando as famílias mais necessitadas com essas doações”, destacou a diretora.

Para Dalva, o apoio que a Escola procurou dar às famílias é fundamental por conta das medidas de isolamento social. “Fomos pegos de surpresa pela pandemia do coronavírus. Ao paralisarmos as atividades no dia 17 de março, a prefeitura municipal suspendeu a entrega de alimentos à Escola e sabemos que muitas de nossas crianças têm na merenda escolar a oportunidade de se alimentarem de uma maneira balanceada e saudável. Reconhecemos a necessidade de muitas de nossas famílias e, mesmo com a pouca reserva financeira que tínhamos, optamos por este gesto de solidariedade”, frisou.

Orientações sobre o coronavírus nas redes sociais

A Escola Padre Arrupe também vem utilizando as redes sociais, por meio de suas páginas no Facebook (facebook.com/escolapadrearrupe) e no Instagram (instagram.com/escolapadrearrupeoficial), para emitir notas informativas sobre ações de prevenção ao coronavírus, bem como dicas para as famílias nesse período de quarentena. “Estamos atentos quanto às medidas de prevenção que os órgãos públicos e entidades de saúde vêm transmitindo à população, e nós, como instituição de ensino e referência para a comunidade do Portal da Alegria, procuramos utilizar as redes sociais como canal de engajamento em prol do bem comum”, disse Dalva.