De 21 a 24 de junho, a comunidade educativa da Escola Padre Arrupe está em clima junino. Com diversas dinâmicas e brincadeiras, os estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental são convidados a vivenciar as tradições culturais típicas da data.

Para comemorar as festas juninas, os ambientes da Escola receberam decorações muito especiais. Nos pátios e corredores, várias bandeirolas coloridas ajudam a criar o clima de arraial. Já a quadra de esportes recebeu barraquinhas e não poderia faltar a tradicional fogueira, que mesmo sendo artificial, devido a segurança, é uma atração à parte para todos.

As atividades realizadas em salas de aula foram as mais variadas: os alunos confeccionaram bonecos de espantalhos utilizando materiais recicláveis, recitaram quadrinhas juninas, criaram um livro de receitas com pratos típicos da data, elaboraram produtos de artesanato, entre outros. Os trabalhos estão expostos na quadra de esportes da Escola, para que toda comunidade educativa possa conferir. Vale ressaltar que todas as festividades estão sendo realizadas seguindo as orientações de saúde em relação à covid-19.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Padre Arrupe, Danieli Trigueiro, “ressaltar essas tradições é expressar o valor de algo que é forte em nossa identidade. Somos nordestinos e precisamos cultivar isso em nossas próximas gerações, permitindo que nossas crianças tenham contato com essas experiências, da mesma maneira que nós, nossos pais e nossos avós conheceram e se admiraram”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Jesuítas Brasil