Ao longo de seus 18 anos, a Escola Padre Arrupe vem construindo uma relação de proximidade com as famílias que vai muito além do âmbito educacional. Por meio do Espaço Saúde, a instituição oferece atendimentos clínicos, psicológicos e odontológicos, assim como a coleta de exames laboratoriais, assistências que são preventivas e focadas no bem-estar dos estudantes.

Para a Diretora Geral da Escola, Maria Dalva Rocha, esse trabalho busca melhorar a saúde dos estudantes e, consequentemente, seu desempenho na aprendizagem. “Nós somos uma escola filantrópica e temos apoios nas áreas da saúde e da psicologia, programas esses que são complementares à educação, que é nosso foco principal”, destaca.

O Espaço Saúde é composto por uma médica pediatra, uma auxiliar em saúde e técnica em enfermagem, e uma nutricionista. A Escola ainda possui a parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), que disponibiliza duas cirurgiãs-dentistas e insumos para os atendimentos.

Responsável pelo Espaço Saúde, a técnica em enfermagem Fernanda relata que os serviços com maior demanda são de pediatria, atendendo cerca de 30 estudantes por semana, e de odontologia, que realiza 20 consultas de segunda a sexta-feira. “Em muitas das vezes, as crianças não têm essa oportunidade, dos familiares poderem levá-las para um atendimento especializado, para saberem como estão de saúde. A Escola contribui para que essas crianças possam crescer de forma saudável”, destaca. Presente todos os dias na Escola, Fernanda também fala dos cuidados que a instituição tem com os primeiros socorros. “Se a criança se machuca dentro da instituição, eu estou ali para realizar o atendimento. Caso seja algum ferimento que tenha acontecido em casa, por exemplo, faço o curativo e sigo o cronograma até ela ficar bem”, afirma.

Área importante para a saúde e o desenvolvimento das crianças, a nutrição também cumpre um papel especial dentro da Escola Padre Arrupe. E essa tarefa está a cargo de Naiana Andrade, que presta serviços como atendimento nutricional e o plano alimentar personalizado, feito de acordo com as necessidades de alguns alunos. A profissional também é responsável pela elaboração do cardápio para uma merenda escolar de qualidade, que melhora a saúde e o bem-estar dos estudantes, pois, segundo diz, “criança bem alimentada tanto estuda quanto aprende melhor”.

Mãe do aluno Ítalo Gabriel, que está na Educação Infantil II, Jacinta Pereira conta que a Escola vem oferecendo um acompanhamento odontológico específico ao filho. “Os dentes de leite do Ítalo, por alguma circunstância, não amolecem para cair, e graças às consultas no Espaço Saúde, conseguimos detectar os dentes que necessitam de extração. Sou muito grata à Escola Padre Arrupe por oferecer esse serviço”, comenta.

Por meio do Espaço Saúde, a Escola também vem reforçando as medidas de prevenção contra a covid-19, divulgando para pais, alunos e colaboradores as questões presentes no Protocolo de retorno às aulas presenciais. É destacado frequentemente para as crianças a importância da limpeza das mãos com álcool em gel, do uso correto da máscara e de manter o distanciamento social. Os profissionais também ficam atentos aos atendimentos preventivos, analisando possíveis sintomas do novo coronavírus. Caso a criança ou alguma outra pessoa próxima dela tenha a confirmação de infecção, é recomendado que permaneça em sua residência, prezando pela saúde do restante da comunidade educativa.

Maria Joelina Costa, mãe do estudante Maurício Fernando, também da Educação Infantil II, relata que seu filho faz consultas frequentemente no Espaço Saúde e se diz agradecida pela possibilidade de realizar os atendimentos. “O serviço oferecido pela Escola é muito importante. Somos muito gratos por termos a oportunidade de mantermos nossos filhos com saúde”, salienta.

O agendamento para consultas dos alunos da Escola Padre Arrupe no Espaço Saúde pode ser realizado de duas maneiras: ligando para a Secretaria e pedindo para que a ligação seja transferida para o ramal do Espaço Saúde ou por meio do contato comercial da auxiliar de saúde Fernanda Sousa, que atende pelo número (86) 99972-4396.