A volta às aulas na Escola Padre Arrupe foi diferente em 2021. Com a pandemia do novo coronavírus, coube aos alunos, às famílias e aos educadores ter mais cuidado ao próximo, seguindo sempre as orientações das entidades sanitárias quanto à prevenção à Covid-19. Para evitar aglomerações, a instituição de ensino está retornando com as atividades presenciais aos poucos. Em um primeiro momento, acolheu no dia 1º de fevereiro os pequenos estudantes da Educação Infantil, que, em grupos reduzidos, participaram das aulas.

No Ensino Fundamental as aulas reiniciaram no último dia 3 de fevereiro, na modalidade remota, assim como vinha sendo realizado no ano de 2020. O retorno presencial está previsto para iniciar em dois grupos, divididos entre os dias 17 e 18 de fevereiro.

O cuidado com todos – alunos, familiares e educadores – tem sido redobrado. Para isso, a instituição de ensino realizou 10 reuniões com as famílias, separando em pequenos grupos para facilitar o distanciamento e garantindo que todos ficassem cientes das novas orientações contidas no protocolo. A comunidade educativa foi instruída a utilizar máscara de proteção facial, realizar medição de temperatura corporal e higienizar as mãos com álcool em gel, disponibilizado em um totem na entrada. Os estudantes receberam kits com máscaras e tubos de álcool em gel, para estarem com os rostos sempre protegidos e com as mãos higienizadas dentro dos ambientes da Escola.

Segundo a diretora geral da Escola Padre Arrupe, Maria Dalva Rocha, a instituição de ensino vem reforçando junto às famílias a questão da consciência coletiva, seja consigo ou com os demais que estão à volta. “Adotamos todos os procedimentos necessários para o retorno das aulas presenciais, como meio de preservar a saúde e garantindo o cuidado de todos. Desejamos um retorno tranquilo e reafirmamos a responsabilidade de oferecer uma educação de qualidade, contribuindo com a formação de nossos alunos”, salienta Dalva, que reforça a relevância do apoio dos pais e responsáveis. “Enfatizamos a importância da família no acompanhamento das crianças para darmos continuidade ao nosso projeto educacional”, disse Dalva.

Dayana Vieira é mãe da aluna Maria Júlia Freitas, da Educação Infantil, e comenta que a filha está gostando muito das aulas e que, ao chegar em casa, sempre fala sobre os cuidados em relação à prevenção do novo coronavírus. “Confesso que, no início, fiquei bem preocupada, mas agora estou tranquila, porque vejo que a escola está tendo muito cuidado com as crianças. Inclusive, ao chegarmos em casa, depois da aula, ela frisa a questão da higiene, para não transmitirmos o vírus. A instituição está passando todas orientações para que os alunos não venham a contrair nem no ambiente da escola e nem fora dela”, observa Dayana.

Para a coordenadora pedagógica da Escola, Danieli Trigueiro, a instituição vem dando ênfase nas questões socioemocional e religiosa, cuidando, principalmente, das pessoas. “Na reunião que tivemos com as famílias, deixamos bem claro que o principal fator da relação entre Escola e comunidade educativa é a confiança. Os pais querem ver seus filhos de volta à escola, mas também estão preocupados com a segurança deles”, destaca. Segundo a educadora, a volta às aulas está sendo feita de maneira gradativa, para que todos se adaptem à essa nova rotina. “Seguimos nosso foco na questão educacional e estamos fazendo os ajustes necessários a esse momento diferente. Mas, acima de tudo, damos atenção à adaptação de todos, ao ser humano”, finaliza.