Na segunda-feira, 27 de setembro, a Companhia de Jesus celebrará os 481 anos de sua aprovação pelo Papa Paulo III. Em uma live comemorativa, que ocorreráàs 9h (horário de Brasília), o Provincial Pe. Mieczyslaw Smyda conversará com os padres jesuítas César Augusto dos Santos e Rogério Mosimann, e com o analista social do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), Felipe Silva, sobre a missão confiada aos jesuítas. Na ocasião também teremos os lançamentos do Projeto Apostólico Comum (PAC.2) 2021-2027, da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL), e da campanha de solidariedade pelo Haiti.

Além de relembrar e agradecer os caminhos percorridos durante quase cinco séculos de história, a celebração será um momento de reflexão sobre os desafios do presente e do futuro do Corpo Apostólico da Companhia de Jesus. Nesse contexto, inspirado pelas Preferências Apostólicas Universais, o novo PAC.2 será uma bússola rumo ao futuro que almejamos e, para isso, estabelece um horizonte comum de três prioridades: a experiência espiritual, a amizade social e a formação integral.

Como resposta concreta ao pedido para estar junto das pessoas empobrecidas, excluídas e vítimas de todo tipo de violência, a Província dos Jesuítas do Brasil lança sua campanha pela reconstrução do Haiti, em parceria com a CPAL e com os jesuítas do Haiti. Cerca de um mês após dois terremotos e um ciclone tropical atingirem o país, os habitantes ainda lidam com a dor causada pelas mortes e destruições provocadas pelos desastres naturais. Estimam-se 2.248 mortos, 12.763 feridos e mais de 60.500 residências completamente perdidas.

Para enfrentarem essa dura situação, os haitianos precisam da contribuição de todos. A campanha de solidariedade tem como motes Toda ajuda soma e Haiti necessita de você, e pretende arrecadar fundos para a construção de casas-modelos, que serão destinadas a 600 famílias selecionadas entre as mais vulneráveis em áreas como: Henry Dulces, Ducis (Sul), Coral e Pestel (Grand’Anse).

Participe do evento que será transmitido pelo canal do YouTube Jesuítas Brasil: https://www.youtube.com/c/jesuitasbrasil  

 

Fonte: Jesuítas Brasil