A paisagem do bairro Portal da Alegria ganhará novos ares em 2020. Isso porque a Escola Padre Arrupe irá contar com novo prédio de ensino, a fim de atender a crescente demanda não somente no aspecto da aprendizagem, como também do atendimento da comunidade educativa de maneira geral, reforçando o papel de referência que a instituição de ensino da Rede Jesuíta de Educação (RJE) tem junto à população local.

Detalhes do projeto foram discutidos na última sexta-feira (10/5), em reunião realizada na sede da mantenedora Associação Antônio Vieira (ASAV), em Porto Alegre (RS). No encontro, que contou com a presença de diretores e gestores de instituições vinculadas à RJE, foram definidos os próximos passos para o início da construção do novo espaço que, juntamente com o prédio atual, passará a atender ainda mais crianças nos turnos da manhã e da tarde.

Sobre o novo prédio

O novo espaço de ensino terá cerca de 2.800 m², sendo que 36% da área do complexo tem solo permeável, o que colabora para o escoamento das águas das chuvas, diminuindo as chances de alagamentos no entorno. O prédio educacional terá 19 salas de aula – sendo três delas multidisciplinares – miniauditório com capacidade para cerca de 100 pessoas e biblioteca. Com conceito aberto, que garante a integração visual de todos os espaços, o novo prédio ainda recebeu um estudo especial quanto à aplicação das cores, a fim de instigar a aprendizagem nas crianças. O complexo educativo ainda contará com uma nova quadra poliesportiva e bicicletários para atender a comunidade educativa.

De acordo com o arquiteto Bruno Ronchi, responsável pelo projeto do novo prédio, o espaço vai ao encontro da sustentabilidade nos âmbitos social, econômico e ambiental, seguindo as premissas do Projeto Educativo Comum da RJE. “Nós propusemos um projeto sustentável, convergindo com o apelo da Escola. Para isso, buscamos técnicas antigas de construção, a fim de diminuir o uso de recursos naturais, criando uma arquitetura bioclimática, aproveitando, por exemplo, a orientação solar e dos ventos, com o intuito de diminuir a carga térmica e, consequentemente, o uso de eletricidade nos espaços”, diz Bruno. O espaço terá uma área de preservação ambiental, com árvores nativas da região, como o jacarandá e o butiazeiro.

Um projeto em prol da comunidade do Portal da Alegria

Segundo a Diretora Geral da Escola Padre Arrupe, Dalva Rocha, a construção do novo prédio é algo de grande relevância, pois a proposta da escola é de utilizar a educação como ferramenta para transformar a realidade das famílias da região. “Somos referência na nossa cidade, pois primamos por uma educação de excelência. Nosso projeto está voltado para dar às crianças uma formação humana integral e, com o novo prédio, teremos novos espaços, com melhores condições de atendê-las”.

A Diretora acrescenta que a iniciativa busca ampliar o atendimento que a Escola presta à comunidade, seguindo sempre os preceitos jesuítas. “Oferecemos uma proposta educacional que se diferencia das demais, buscando colocar em prática os valores, os princípios e as diretrizes contidas nos documentos da Companhia de Jesus”, salienta Dalva.

Imagens: Escritório Mestria – Arquitetura Escolar