A Escola Padre Arrupe sabe dos benefícios das atividades físicas e, por isso, sempre reforça a importância da prática de exercícios juntos aos estudantes. Durante a fase de crescimento, as crianças necessitam ser fisicamente estimuladas para desenvolverem o corpo, a mente e outras habilidades, como a socialização e a empatia.

De acordo com o professor de Educação Física, Givanildo Junior, o esporte desenvolve múltiplas habilidades, principalmente quando a criança é estimulada a conviver em grupo. “A prática de exercícios ajuda no aspecto emocional da criança e na aprendizagem em sala de aula, estimulando o raciocínio, a concentração, exercitando também a memória e a linguagem, facilitando também o amadurecimento social”, diz o educador.

Givanildo conta que foi na graduação em Educação Física que descobriu sua afinidade com o trabalho com crianças. As aulas do professor sempre buscam misturar aprendizagem com diversão. Ele destaca que a prática de atividades físicas ou esportes despertam a alegria e a vitalidade nas crianças e fortalecem virtudes como responsabilidade e liderança.

Atualmente, o professor Givanildo está trabalhando esportes como o tacobol – que é a base do beisebol – e a queimada em suas aulas. Um clássico das classes de Educação Física, o jogo da queimada realizado na Escola ganhou um elemento especial entre os participantes: o jogador ‘Abelha Rainha’. “Na queimada, as crianças dialogam para formar um espírito de equipe e escolhem um colega do time para ser a Abelha Rainha. Essa criança é a única que não pode ser queimada, sendo que a equipe rival não sabe qual é a Abelha Rainha do outro time e vice-versa”, comenta o educador físico, ressaltando que, assim, o jogo fortalece o espírito de grupo e a afinidade entre os alunos.

De acordo com Givanildo, a prática de atividade física ainda auxilia na imunidade e ajuda a reduzir sintomas relacionados à ansiedade e à depressão. “É importante frisar que os exercícios físicos fazem com que o nosso organismo aumente a produção de células que atuam em defesa do organismo, liberando também hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, entregando uma série de benefícios para o corpo humano”, finaliza.