De 02 a 06 de setembro, a Escola Padre Arrupe coloriu os espaços educativos de verde, amarelo e azul com o projeto ‘Meu país, nossa casa! – My country, our home! (em inglês)’, que reuniu os pequenos estudantes da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental da instituição de ensino da Rede Jesuíta de Educação, com a realização de diversas atividades relacionadas à celebração ao Dia da Independência do Brasil.

Com o tema “Pátria amada, Brasil” o projeto envolveu as disciplinas de línguas Portuguesa e Inglesa, História, Matemática, Ciências, Artes, Geografia, Ensino Religioso e Educação Física, tendo por objetivo incentivar o amor à pátria, mostrando aos estudantes as diversidades naturais e sociais, as diferentes realidades, bem como valores éticos e morais de todo o cidadão brasileiro.

Ao longo da semana, as turmas conheceram detalhes das bandeiras do Brasil, do estado do Piauí e da cidade de Teresina, além de cantarem os hinos nacional, estadual e municipal, com vivências que movimentaram os ambientes educativos da Escola. A culminância do projeto se deu nesta sexta-feira (6/9), com a apresentação de um mural repleto de materiais confeccionados pelos próprios estudantes em alusão à semana da pátria.

Para a coordenadora de Língua Inglesa da Escola Padre Arrupe e orientadora do projeto, professora Antônia Francisca Silva, as atividades buscaram valorizar junto a toda comunidade educativa o fato do Brasil ser um país diversificado, da formação humana, passando pela história, riqueza e belezas naturais. “O Projeto ‘Meu país, nossa casa! – My country, our home’ buscou refletir sobre a independência a partir das vivências de cada um dos alunos, passando pelos valores, costumes e práticas sociais, destacando o fato de todos sermos sujeitos dessa nação”, disse Antônia.