O calor dos abraços apertados pelo reencontro, o som das gargalhadas que se espalham no ar e, principalmente, a energia e a alegria dos pequenos estudantes que voltam a inundar de amor os espaços educativos. Assim foi a volta das atividades escolares na Escola Padre Arrupe, que em 2019 reafirma seu compromisso de ir ao encontro do Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação, buscando formar não apenas alunos, mas também cidadãos conscientes, competentes, compassivos e comprometidos com uma sociedade melhor.

O retorno ao calendário escolar foi dividido em duas etapas. Na segunda-feira (21/1), retornaram às atividades os estudantes do Ensino Fundamental, que é composto pelas turmas do 1º ao 3º ano. Aliás, a oferta de turmas do 3º ano é uma das novidades da instituição de ensino. Já na quarta-feira (23/1) foi a vez dos pequeninos da Educação Infantil, turmas Infantil I e II, muitos deles frequentando pela primeira vez o ambiente educativo.

Segundo a Diretora Geral da Escola Padre Arrupe, Dalva Rocha, a instituição de ensino está ‘focada na formação integral dos nossos alunos, oportunizando momentos importantes para que o aprendizado seja algo prazeroso e significativo, considerando as dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica’.

O trabalho em rede com as demais escolas jesuítas de Teresina (Colégio Diocesano, Diocesano Infantil e Escola Santo Afonso Rodriguez – ESAR) será uma das principais frentes da Escola. “Nas proposições para 2019, o trabalho continua sendo colaborativo entre as quatro unidades educativas. Participamos agora a Jornada Pedagógica, que contou com uma palestra sobre Metodologias Inovadoras à luz da Base Nacional Comum Curricular, com o palestrante Luiz Vicente Ferreira, de São Paulo. Tivemos também retiros espirituais para os professores das quatro unidades e daremos continuidade na formação continuada com os educadores, oferecendo o Mestrado em Linguística, Educação e Mestrado Profissional em Gestão Educacional, em parceria com a Unisinos, do Rio Grande do Sul”, destaca Dalva.