A Rede Jesuíta de Educação (RJE) de Teresina realizou um evento de despedida para os 23 aprendizes que apoiaram as instituições de ensino ao longo dos últimos dois anos, prazo máximo de contratação por meio do Programa de Aprendizagem Jovem Aprendiz (PAJA). A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no dia 27 de maio e foi precedida por uma missa na Capela Nossa Senhora das Graças, ocasião na qual também foram recepcionados os 14 novos aprendizes que atuarão tanto na Escola Padre Arrupe quanto no Colégio Diocesano e na Escola Santo Afonso Rodriguez.

O PAJA é um programa das unidades da RJE em Teresina, criado com finalidade de atender à Lei 10.097/2000 e ao Decreto 5.598/2005, que trata sobre a inserção de adolescentes no mercado de trabalho. Segundo o coordenador do Programa, Patrício Guilherme, além de atender a obrigação legal, o PAJA procura oferecer aos jovens uma formação integral, tendo em vista os princípios inacianos. “Buscamos desenvolver todos os aspectos da formação humana, profissional, espiritual e ética desses aprendizes”, ressalta.

O Programa é realizado em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e envolve também as famílias dos aprendizes. Os jovens frequentam uma vez por semana o CIEE, para aulas de formação técnica e teórica, e nos outros quatro dias desenvolvem atividades nas unidades da RJE. Para Michele Carvalho, de 18 anos, os dois anos como aprendiz no Colégio Diocesano foram muito produtivos. “Foi uma experiência muito agradável. O colégio me ajudou a amadurecer pessoal e profissionalmente”, avalia.

Os 14 jovens que passaram pelo processo seletivo e foram escolhidos para o PAJA em 2017, iniciarão suas atividades em 1º de junho. Edivânia Rocha, 17 anos, foi uma das escolhidas para atuar na Escola Santo Afonso Rodriguez. “Espero ganhar experiência e crescer profissionalmente. É meu primeiro emprego, a primeira vez que minha carteira será assinada e estou bastante empolgada”, relata.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Diocesano

Foto: Divulgação/Colégio Diocesano