Em 2003, Padre Andrade José da Silva SJ fundava a Escola Materno Infantil Padre Pedro Arrupe que levava o nome de um dos jesuítas com trajetória de mais destaque enquanto missionário e liderança na história recente da Companhia de Jesus. A instituição era mantida inicialmente pela Associação Nacional de Instrução (ANI) e idealizada para atender 400 crianças de 2 a 5 anos, provenientes de famílias de baixa renda.

Entre 2015 e 2017, a Associação Antônio Vieira (ASAV) tornou-se a mantenedora da obra e a escola integrou-se à Rede Jesuíta de Educação (RJE), passando a ser designada como atualmente é conhecida (Escola Padre Arrupe) e a ofertar o Ensino Fundamental Anos Iniciais para a comunidade. Em 2021, nossa Escola inaugurou sua segunda unidade dentro de um projeto de ampliação para a educação em tempo integral com novos espaços voltados para potencializar uma aprendizagem significativa e de excelência.

A proposta pedagógica e pastoral da Escola Padre Arrupe propõe um itinerário de experiências para os educandos que os ajudem a entender-se como cidadãos globais a partir de uma promoção social que conduza ao serviço aos demais e à transformação de realidades cotidianas e locais.