Ciente da importância da capacitação de jovens e adolescentes para o mercado de trabalho, as instituições de ensino da Rede Jesuíta de Educação em Teresina participam do Programa de Aprendizagem Jovem Aprendiz.  No último sábado (24/3), a Escola Padre Arrupe, a Escola Santo Afonso Rodrigues-ESAR e o Colégio Diocesano, reuniram seus 14 aprendizes para participarem da Formação de Jovens, que aconteceu no Sítio Santo Inácio, na capital piauiense.

O encontro iniciou com um momento de oração, com a Assistente Social da ESAR, Alessandra Marques, e prosseguiu com uma palestra e dinâmica da psicóloga e analista de RH do Colégio Diocesano, Jacymara Coelho, com o tema Postura Profissional no Ambiente de Trabalho. A palestra trouxe, entre outros tópicos para orientação profissional, a questão do desenvolvimento cognitivo, físico e psicossocial, objetivos da pedagogia inaciana, cumprimento das normas, e o bom relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. A dinâmica ainda proporcionou uma avaliação dos conhecimentos dos jovens em relação às instituições nas quais estão inseridos.

A Formação contou com um depoimento de Luís Monteiro, auxiliar administrativo da Escola Padre Arrupe. Hoje contratado da instituição de ensino jesuíta, ele lembrou que, após finalizar o período como jovem aprendiz, foi efetivado pela Escola. “A oportunidade de trabalhar na Rede Jesuíta e a experiência como Aprendiz fizeram a diferença na minha vida. É muito importante cada um fazer seu projeto de vida, a curto, médio e longo prazo”, disse Luís, que atualmente é universitário em dois cursos de Ensino Superior, um de gestão de Recursos Humanos e outro de Administração.

A Assistente Social da Escola Padre Arrupe, Hildelblane Alves, também recordou os tempos de Jovem Aprendiz e destacou que, por ser comprometida e desenvolver as atividades com bom desempenho, também foi contratada. “De lá para cá, passei por diversas áreas. Hoje, faço o que gosto, pois atualmente sou assistente social da Escola Padre Arrupe e contribuo com o protagonismo de muitos jovens na sociedade. Acredito que o mais importante do nosso trabalho é formamos seres humanos fundamentalmente bons, que entendam e conciliem os desafios que a vida nos propõe diariamente”, salientou Hildelblane, que é formada em Pedagogia e Serviço Social.