Equipes das unidades de atendimento gratuito da Rede Jesuíta de Educação estiveram reunidas em Teresina, com o objetivo de elaborar uma proposta de formação aos educadores, visando a implantação/ampliação da educação em tempo integral para o Ensino Fundamental I. A proposta é de que até 2020 todas as unidades de atendimento gratuito da RJE contemplem a educação em tempo integral.

O encontro contou com a participação do Presidente da RJE, Ir. Raimundo Barros, do Diretor Corporativo das Unidades de Teresina, Pe. Vicente Zorzo, de Dalva Rocha e Danieli Trigueiro, representando a Escola Padre Arrupe, de Rosimere Imperes e Ir. Jorge de Paula, da Escola Santo Afonso Rodriguez (PI), de Leila Amorim e Wiliames, da Escola Nhá Chica (MG) e de Pe. Ponciano e Janaina Santos, do CEPAC (RJ).

Entre as atividades, o grupo participou de uma roda de conversa que teve como tema a educação infantil, que contou com a participação especial e duas educadoras do Colégio Diocesano, a Coordenadora Acadêmica, Margareth Santos e a Coordenadora Pedagógica, Rosimar Costa.

Segundo a Diretora Geral da Escola Padre Arrupe, Dalva Rocha, a implantação da educação em tempo integral irá ao encontro dos variados projetos político-pedagógicos e estruturas de cada uma das instituições de ensino. “O encontro foi bastante proveitoso para as unidades. Mesmo sabendo das diferentes realidades, não deixou de lado toda formação humana que está pautada nos princípios da Pedagogia Inaciana. O processo vem se estruturando com um currículo criativo, inovador e integral, considerando a necessidade de assegurar uma oferta de qualidade, cujas temáticas oportunizam a formação pessoal, social, profissional e espiritual humana. O modelo educativo das escolas será desenvolvido de modo conjunto, em uma construção que valoriza a participação ativa do aluno”, destacou.